quinta-feira, março 23, 2006

O lançamento do ST5 da NASA foi um triplo sucesso

O inovador lançador Pegasus lançou com total sucesso os três satélites Space Technology 5 (ST5). Lançado a partir de um avião L-1011, ao ser largado em momentos de queda livre, o foguete Pegasus levou os seus três microsatélites até uma órbita polar.

O foguete Pegasus comportou-se como esperado, tendo o seu segundo estádio entrado em funcionamento dois minutos depois do começo da missão, quando o engenho estava a cerca de 300 km de altitude e se deslocava a perto de 19 mil km/h. Depois de cinco minutos, o terceiro estádio entrou em funcionamento e sete minutos mais tarde o veículo atingia a velocidade orbital de 28 mil km/h, libertando os seus três microsatélites, um após outro.

A missão ST5 é uma parte do projecto "New Millennium" da NASA, que pretende demonstrar que é possível lançar pequenos satélites a muito baixo custo, e reutilizando aviões como o B-52. Os satélites ST5 irão recolher dados sobre o campo magnético da Terra durante 90 dias.

A missão tinha sido abortada em 15 de Março devido a problemas detectados pouco antes do lançamento do Pegasus e quando o B-52 (L-1011) se encontrava prestes a lançar o seu passageiro. Agora, desta vez, tudo correu perfeitamente e a NASA logrou assim um retunbante sucesso que pode mudar o futuro dos lançamentos de satélites.


Fonte: ST5

5 Comments:

At 9:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo seu site. Permita-me uma correcção:
O avião lançador é um Lockheed TriStar, um aparelho civil transformado para este tipo de missões. O voo do primeiro prótotipo efectuou-se em 1970. O aparelho era equipado com três Rolls Royce RB211, fonte inicial de seus problemas ( A Rolls Royce faliu em 1970 devido aos custos elevadissimos de desenvolvimento este motor). Foram produzidos 250 L-1011 e a TAP possuiu alguns. Um destes aviões, agora ao serviço da EuroAtlantic, levou recentemente José Sócrates ao Brasil.
Quanto ao B-52: trata-se de um veterano bombardeiro (já fez 50 anos), equipado com oito motores (na época não havia motores suficientemente potentes para que pudessem ser só quatro) e que eu saiba nunca foi usado como "1º estágio" de qualquer lançamento de um foguete Pegasus.
Deixo um link da NASA onde pode ser apreciado o lançamento do fogute em questão (ST5):
http://mediaarchive.ksc.nasa.gov//detail.cfm?mediaid=28347
Cumprimentos

 
At 7:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. »

 
At 3:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I WANT TO BE ASTRONOMA BUT MY PARENTS DO NOT HAVE CONDITIONS TO PAY AND NOW WHAT IT IS THAT I MAKE VOCÊS COULD HELP ME?
MY NAME IS JANAINA...

 
At 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I WANT TO BE ASTRONOMA BUT MY PARENTS DO NOT HAVE CONDITIONS TO PAY AND NOW WHAT IT IS THAT I MAKE VOCÊS COULD HELP ME?
MY NAME IS JANAINA...

 
At 3:37 da tarde, Blogger janaina said...

I WANT TO BE ASTRONOMA BUT MY PARENTS DO NOT HAVE CONDITIONS TO PAY AND NOW WHAT IT IS THAT I MAKE VOCÊS COULD HELP ME?
MY NAME IS JANAINA...

 

Enviar um comentário

<< Home