segunda-feira, março 13, 2006

O Shuttle Japonês: O "H-II Orbiting Plane"

A pesquisa em redor da construção local de um Shuttle japonês começou em 1985, tendo sido então estimado um custo total de 20 biliões de dólares para o projecto (o Shuttle russo Kliper deverá custar pouco mais de 1 bilião de euros...).

Os primeiros testes com modelos à escala ocorreram em 1986 e previam um Shuttle designado por HOPE (H-II Orbiting Plane) devia ter 23 metros de comprimento, ter uma envergadura de 23 metros e um peso à descolagem de 55 toneladas. O HOPE deveria conseguir transportar 14 toneladas de carga e 2 a 3 tripulantes. O primeiro lançamento deveria ter lugar até 1999 no topo de um foguete japonês H-II.

Mas então, depois do colapso do Muro de Berlim, todos os programas espaciais do Ocidente sofreram grandes cortes orçamentais, e o HOPE foi uma das vítimas do degelo Ocidente-Leste...

Mas o Japão não desistiu de construir um veículo reutilizável espacial... Em 1994, o Japão lançou o "Orbital Re-entry Experiment (OREX)" e em 1996 o "Hypersonic Flight Experiment (HYFLEX)" entrou no Espaço propulsionado por foguete J-I. Outros testes foram realizados

Actualmente, a JAXA (Agência Espacial Europeia) mantêm apenas o projecto HOPE-X, uma variante do HOPE inicial. A Agência está a desenvolver conjuntamente com o CNES françês um "High-Speed Flight Demonstrator" (HSFD) de 16 metros de comprimentos e uma envergadura de 9 metros. O HSFD será lançado por um foguete H-IIA e depois de uma órbita aterrará num campo de aterragem que está a ser construído na ilha Christmas no Pacífico.

Se os testes com o HSFD forem bem sucedidos, o projecto vai evoluir para um Shuttle autónomo, capaz de enviar homens e carga para a Estação Espacial Internacional (ISS). Contudo, o recente interesse nipónico e europeu no novo vaivém russo Kliper pode fazer com que o Japão abandone este projecto e redireccione para o Kliper o seu esforço financeiro e de investigação. As negociações entre a Rússia e o Japão, sobre a participação deste último no Kliper devem estar concluídas durante este ano, sabendo-se se o Japão desenvolve um Shuttle próprio, ou se, pelo contrário participa ou não no desenvolvimento do Kliper.


Fonte: http://www.flug-revue.rotor.com/frheft/FRH0208/FR0208a.htm