domingo, março 12, 2006

Mais um módulo para a ISS, o FGB-2, a lançar até 2009

A empresa moscovita Khrunichev - que já tinha construído o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional (ISS) - prepara-se para comercializar com a Boeing uma réplica desse módulo (designação Zarya FGB-2) que na altura do lançamento do FGB-1 estaria já 65% pronto.

Ponderam-se (agora que o programa de construção da ISS regressou aos carris) vários papéis para o FGB-2, entre os quais o de transportador pesado de abastecimentos para a ISS. Contudo, a porta onde iria atracar o FGB-2 já foi reinvidicada pela RKK Energia/Spacehab para o seu módulo Enterprise.

Em 2001, a Khrunichev tinha proposto o uso do FGB-2 como uma base para um "Universal Docking Module" (UDM), ao qual se poderiam atracar até três módulos diferentes, mas o trabalho no UDM parou por falta de fundos da Agência Espacial Russa.

Em 2001, a Khrunichev e a RKK Energia acordaram finalmente em usar o FGB-2 como "Universal Docking Module"... Este será então colocado ligado ao Zvedzda, deixando livre uma outra doca para o módulo Enterprise. O lançamento da FGB-2 terá lugar nos próximos dois anos depois deste sofrer algumas modificações.


Fonte http://www.russianspaceweb.com/iss_fgb2.html