domingo, março 19, 2006

O vaivém russo Kliper foi completamente redesenhado

O vaivém russo Kliper e módulo orbital Parom foram redesenhados pela empresa russa responsável pelo desenvolvimento deste sistema, a RKK Energia. Apesar disso, todo o planeamento foi mantido e existem ainda as mesmas opções quanto a foguetões lançadores que antes constavam do projecto. Isto é, o Kliper continua a poder ser lançado por foguetões Soyuz-2, Soyuz 2-3, Angara-3 (russo, em desenvolvimento), ou Zenit (operado pela Sea Launch ucraniana-boein).

O Kliper com módulos de habitação e propulsão continua a poder ser lançado por sistemas Zenit-2 ou Soyuz-3 , enquanto a versão mais "ligeira" continua a poder ser lançada por sistemas Soyuz-2-3. O redesenho continua a manter o Kliper como um veículo concebido para realizar missões lunares, mas desta vez, numa configuração que não inclui asas. A concepção prevê também o uso deste flexível sistema reutilizável russo como uma futura plataforma para missões tripuladas a Marte.

A configuração aerodinâmica do Kliper foi radicalmente mudada. O veículo foi agora redesenhado para reduzir a carga térmica na base do veículo durante a reentrada e as asas estão fixas mais acima do que estavam na versão original. Os tripulantes sentam-se agora em três filas , em vez das duas filas da configuração anterior que colocava os dois pilotos numa primeira fila e os quatro passageiros numa segunda fila.

Entretanto, a RKK Energia concluiu a primeira fase de concepção do Kliper a 14 de Março de 2006. O primeiro lançamento continua a estar planeado para finais de 2015, com os primeiros lançamentos de teste a realizar em 2012.

2 Comments:

At 11:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site Zodiac kitchen countertops

 
At 9:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

mayoral successkey finishedget occlusion recovery physicsc ribeiro banking explains tenure coms
semelokertes marchimundui

 

Enviar um comentário

<< Home