segunda-feira, março 06, 2006

A SpaceX está a construir a Dragon, uma cápsula tripulada reutilizável

A SpaceX requereu à NASA colaboração no financiamento de uma cápsula espacial reutilizável que tem vindo a testar em segredo nos últimos 18 meses.

Segundo o presidente da empresa privada americana, Elon Musk, a cápsula "Dragon" seria um híbrido entre a Soyuz russa e as antigas Apollo do programa lunar americano. A cápsula reutilizável foi concebida para transportar cargas e tripulações para a Estação Espacial Internacional (ISS) e deverá entrar em funcionamento antes de 2009.

A NASA tem efectivamente um programa, o "Commercial Orbital Transportation Services (COTS)" no valor de 500 milhões de dólares que financiará iniciativas privadas para a concepção de veículos capazes de abastecer a ISS e que possam substituir nesse papel o vetusto Space Shuttle que se encontra em fim de vida. A "Dragon" é a proposta da SpaceX para este programa.

Actualmente, a SpaceX trabalha no lançador Falcon 9 e já construiu um modelo à escala real da "Dragon". O modelo poderia ser lançado, mas a falta de um escudo para a reentrada e de um modulo de manobra no Espaço fazem com que tenha servido apenas para testar a estanquicidade da cápsula e outros testes no solo.

Com 3.6 metros de diâmetro, a "Dragon" será menor que o "Crew Exploration Vehicle" (CEV) da NASA.

Curiosidade: Sabem, como é que este Elon Musk obteve a fortuna que lhe permitiu formar a SpaceX? Simples... Foi ele que vendeu a PayPal à eBay...

Fonte: Space.com