quarta-feira, março 01, 2006

ESA: O lançamento dos satélites SPAINSAT - HOT BIRDTM 7A foi adiado até 9 de Março


Previsto inicialmente para ser lançado a 24 de Fevereiro, o lançamento destes dois satélites por um lançador Ariane 5 ECA da Arianespace foi adiado devido à existência de problemas no sistema de telemetria. A empresa italiana Alcatel Alenia Space completou as verificações do sinal de telemetria do satélite HOT BIRDMTM7A da Eutelsat e deu o satélite como estando em boas condições, o que permitiu a recalendarização do lançamento.

Contudo, um dia depois, a 25 de Fevereiro surgiu outro problema no cabo umbilical entre o Ariane 5 ECA, resolvido entretanto.


Fonte: Arianespace

2 Comments:

At 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

até surgir outro problema :P

 
At 5:36 da tarde, Blogger Rui Martins said...

É verdade ;-)

Especialmente porque até que o ECA5 tinha uma folha de servições mais ou menos limpa... E agora o mercado anda tão concorrido com tanta gente a lançar satélites e preços cada vez mais baixos (ver os meus links laterais...).

De qq modo, o problema foi detectado antes do lançamento e nada de mal ainda aconteceu, ou seja, a coisa não explodiu, como sucedeu p.ex. ao CryoSat que foi ao ar, mesmo sendo lançado do lançador mais fiável do mundo: o das Soyuz...

 

Enviar um comentário

<< Home