quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Uma estação espacial chinesa até 2010

A China reviu recentemente os seus planos para a exploração espacial definindo claramente que o seu grande objectivo de curto prazo será a construção de um laboratório espacial através da junção de três capsulas Shenzhou.

As Shenzhou-7, -8 e -9 serão lançadas de 2007 a 2009, mantendo-se o objectivo de realizar saída para o espaço na Shenzhou-7.

As cápsulas seguintes, as Shenzhou-8 e 9 deverão encontrar-se em órbita, unindo-se de modo a criar uma pequena estação espacial que prepará a construção do laboratório espacial chinês em 2010. Ambas as cápsulas não transportarão tripulação sendo esta fornecida pela -10 que se unirá posterioremente ao par já em órbita constituindo assim a primeira estação espacial chinesa.

O plano seguinte será lançar uma pequena estação espacial entre 2011 e 2012, mas os pormenores sobre esta ainda não foram detalhados.

Para saber mais, clique aqui (Flightglobal.com)

2 Comments:

At 12:20 da manhã, Blogger Unknown said...

Serão os chineses a próxima grande potência na exploração espacial?

 
At 12:27 da manhã, Blogger Rui Martins said...

Talvez, mas têm ainda um enorme caminho a percorrer... Com a sua miniestação ficam apenas ao nível do salyut russo de finais da década de sessenta... Têm muitas ambicões (ida à Lua e base permanente), mas têm um orçamento que é 1/10 do da NASA e um grande atraso tecnológico... Aliás, as pp cápsulas Shenzhou são de facto Soyuz modificadas.

 

Enviar um comentário

<< Home