quarta-feira, fevereiro 22, 2006

O "Project Babylon" iraquiano: o projecto do supercanhão de Saddam que podia lançar satélites

Em 1988, o Iraque de Saddam Hussein assinou um contrato com o inventor britânico Gerard Bull no valor de 24 milhões de dólares para que este construísse para o Iraque 3 supercanhões: dois "Project Babylon" e um protótipo "Baby Babylon". Nos dois modelos finais nove toneladas de propelente deviam ser capazes de levar um projéctil com até 600 Kg a uma distância de mil quilómetros. Se o projéctil tivesse um foguete, a distância máxima do "Project Babylon" poderia chegar até aos dois mil quilómetros...

O Iraque planeava utilizar também o "Project Babylon" para colocar em órbita um pequeno satélite com até 200 Kg, usando a versão propulsada a foguete da ogiva. A aplicação teria apenas efeitos propangandísticos e não se conhece qualquer uso comercial ou militar deste microsatélite.

Embora os modelos "Project Babylon" nunca tivessem sido completados, o protótipo foi destruído pelas forças da Coligação quando invadiram o Iraque.

O supercanhão do "Project Babylon" deveria ter um tubo de 156 metros de comprimento com um metro de calibre. Construído à semelhança do projecto Nazi V-3, o cilindro seria dividido em segmentos. A arma teria uma espantosa força de "coice" de 27 mil toneladas, o que equivale a uma pequena bomba nuclear e que a tornaria visível na maioria dos sismógrafos do Mundo.

O "Project Babylon" fora construído inicialmente a pensar numa forma de lançar ogivas explosivas convencionais em qualquer local do Irão (o projecto data de 1981, em plena guerra Iraque-Irão), mas com o cessar-fogo, Saddam adaptou rápidamente os seus objectivos, tornando numa forma de ameaçar Israel com um lançamento nuclear ou químico.

A "Baby Babylon" foi terminada em 1981 em Jabal Hamrayn, a 145 km north of Baghdad. Tinha um tubo com 45 metros de comprimento e um calibre de 350 milímetros. Devia ter um alcançe de 750 quilómetros.

Os materiais para esta arma ironicamente foram fabricados quase todos no Reino Unido (o mesmo local de origem dos engenheiros que assistiam os iraquianos neste projecto) e seriam supostamente peças para a refinaria iraquina "PC-2 petrochemical refinery" que de facto, nunca existiu...

O projecto recebeu um sério revés com o assassinato de Bull em 22 de Março de 1990, provavelmente cometido por um serviço de informações ocidental ou pela Mossad israelita, mas os engenheiros iraquianos continuaram a trabalhar no projecto até à Invasão da Coligação.

Para saber mais, clique aqui