quinta-feira, fevereiro 16, 2006

A Arianespace e a Roscosmos assinam contrato que permite o lançamento de foguetões Soyuz a partir do "Guiana Space Center"


A Arianespace e a agência rússia Roscosmos assinaram um contrato que permitirá que sejam lançados os primeiros quatro foguetões Soyuz da base espacial europeia "Guiana Space Center " a partir de 2008.

Este acordo foi antecedido pela formação da Starsem, uma empresa conjunta entre a EADS/Arianespace (60%) e vários parceiros russos (50%). A Starsem lançou até hoje 15 foguetões a partir de Baikonur, no Casaquistão, sem uma única falha. Em 2006, esperam-se mais 3 lançamentos e outros 3 em 2007.

Embora, os foguetões a lançar da Guiana sejam russos, o módulo de carga será construído localmente, na Guiana Francesa pela Arianespace com um custo estimado de 344 milhões de euros.

O primeiro foguetão Soyuz deverá ser lançado da Guiana em Novembro de 2008, havendo já vários lançamentos contratualizados. Com este contrato, a Arianespace contará no seu inventário com três opções distintas de lançadores: O Ariane5 e o Vega, construídos pela própria Arianespace e a Soyuz construídas pela Roscosmos e pela Arianespace.

Para saber mais, clique aqui e aqui