quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Os novos testes do "Elevador Espacial" da LiftCorp foram bem sucedidos


A empresa americana "LiftCorp Group" que pretende construir um "elevador espacial" em 2018 capaz de erguer um cabo até órbita terrestre e colocar assim cargas úteis em órbita com uma fracção dos custos actuais, anunciou que completou com sucesso a segunda fase de testes do uma plataforma de alta altitude e com vários elevadores robotizados.

Foram testados protótipos do "LiftPort Space Elevator", o sistema que a empresa está a desenvolver para colocar cargas em órbita. Os testes foram conduzidos nas instalações que a LiftCorp tem no Estado do Arizona e pretendiam conseguir que uma plataforma de observação e comunicações se mantivesse a mais de um km de altitude numa posição estacionária durante mais de seis horas enquanto elevadores robóticos subiam e desciam pelo cabo preso à plataforma. A plataforma "HALE" (High Altitude Long Endurance) foi mantida no lugar pelo emprego de vários balões de alta altitude, os quais também foram usados no seu lançamento.

O revolucionário conceito de um "Elevador Espacial" resulta de uma proposta feita por Arthur C. Clarke num dos seus romances de Ficção Científica e é hoje uma possibilidade concreta graças a um compósito de nanotubos de carbono de extrema resistência que a LiftCorp espera estender até uma órbita baixa, mantendo-os presos a uma plataforma orbital. A empresa espera prender a ponta inferior do tubo a uma plataforma offshore situada no Oceano Pacífico.

Para mais informação, visite a LiftCorp Inc.