sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O próximo vôo tripulado do programa espacial chinês: Shenzhou 7


Depois do sucesso mediático do veículo orbibal tripulado Shenzhou 6, começam a vir a público alguns detalhes sobre a próxima missão tripulada do ambicioso programa espacial chinês, previsivelmente designado de "Shenzhou 7".

A missão deverá incluit actividade extra-veícular e transportar pelo menos dois astronautas, tendo sido a cápsula Shenzhou concebida para acomodar até três astronautas. A China indicou também que o vôo será realizado em 2007, o que mantem o ritmo lento, mas seguro, já imposto ao programa espacial chinês.

O fato espacial utilizado pelo astronauta será crucial. É provável que seja usado uma variante do fato espacial russo Sokol ou Orlan.

Uma vez cumprida esta primeira fase do programa espacial chinês, e que pretendia estabelecer a capacidade da China para enviar e manter no espaço astronautas usando a tecnologia Shenzhou (desenvolvida a partir das fiáveis cápsulas russas Soyuz), a China declarou que pretende avançar com a próxima fase do seu programa espacial: A criação de uma estação orbital tripulada, semelhante às estações Salyut soviéticas da década de setenta.

Para saber mais, clique aqui