sexta-feira, março 03, 2006

A India vai enviar sonda à Lua com Lander e missão tripulada até 2011

Durante a sua visita à União Indiana, George Bush, o presidente dos EUA, ofereceu à Índia suporte na missão que a agência espacial indiana vai enviar à Lua durante o começo do próximo ano.

Segundo o texto do acordo: "President Bush and Prime Minister Singh welcomed the inclusion of two US instruments in the Indian lunar mission Chandrayaan-1."

Este é o primeiro programa lunar da India e deverá ser lançado ainda em finais de 2007, seguindo-se uma missão tripulada ao nosso satélite a realizar entre 2009 e 2017.

A sonda Chandrayaan-1 deverá orbitar a Lua rastreando minerais e realizando experiências diversas. A sonda enviará ainda um Lander para a superfície lunar onde este conduzirá diversas experiências.

O lançador da sonda é de origem indiana e o custo total da missão está orçametnado em 83 milhões de dólares.

2 Comments:

At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que os indianos e os chinese é que vão ganhar a corrida espacial

 
At 12:54 da manhã, Blogger Rui Martins said...

Sim, mas não será já amanhã... O orçamento espacial chinês é maior do que o indiano, mas ainda assim é uma fracção do da ESA europeia, a qual por sua é uma fracção do da NASA. E a Rússia deveandar hoje pelo mesmo nível da ESA. Em termos de tecnologia e realizações, a China está no nível da década de 60 (sem a Lua) da NASA e Rússia e a Índia ainda mais atrás... Ainda têm muito que correr para chegar às primeiras posições...

 

Enviar um comentário

<< Home